
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
BRASIL-EUROPA
PROCESSOS CULTURAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Significativos eventos relacionados com o Brasil e que vieram de encontro a objetivos do programa de interações internacionais para a renovação de perspectivas e práticas culturais iniciados em 1974 na Alemanha não poderiam ter sido realizados sem o apoio do MISSIO, Internationales Katholisches Missionswerk e.V. Päpstliches Werk der Glaubensverbreitung de Aachen.
Para compreender-se o significado dessas relações deve-se considerar a importância do estudo das tradições populares de fundamentação religiosa nos estudos culturais, seja em formas de culto, seja de expressões festivas.
O empenho de renovação teórica dos estudos culturais inserido em movimento remontante a fins da década de 60, quando constituiu-se a sociedade de estudos de processos culturais (Nova Difusão), coincidiu com época marcada por reflexões e iniciativas determinadas pelas transformações decorrentes do Concílio Vaticano II.
Essa orientação dirigida a processos - e não a esferas categorizadas do erudito, do popular e do folclórico - empresta particular significado a transformações religioso-culturais, entre outras a história missionária no passado e a atividades missionárias e pastorais no presente, em particular a procedimentos designados nos meios eclesiásticos como inculturativos. A atenção dirigida a processos implica também a consideração de processos econômicos e sociais que levaram a situações de pobreza e injustiça.
O estudo cultural que se dedica privilegiadamente a expressões populares, é necessariamente continuamente confrontado com a situação de vida do homem de círculos menos privilegiados.
Esse estudo não pode assim deixar de procurar contribuir ao conhecimento de pesquisadores e de instâncias diretivas a respeito o patrimônio cultural e os valores humanos das camadas mais humildes da população. Êle deve procurar contribuir ao esclarecimento e direta ou indiretamente à valorização do homem do povo, ao respeito e auxílio solidário
Decisivo apoio foi dado por MISSIO/Aachen (Aix-la-Chapelle) ao Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Maria Laach, quando a direção do seu Departamento de Etnomusicologia - então sob responsabilidade brasileira - organizou o Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, levado a efeito em São Paulo, em 1981.
Somente esse apoio permitiu o deslocamento e a participação de vários pesquisadores alemães no evento. Esse apoio foi reconhecido e considerado com gratidão no decorrer do simpósio.
Os resultados dos estudos relativos à linguagem visual e aos sentidos de expressões culturais de fundamentação religiosa transmitidas pela tradição no Brasil e as discussões do simpósio internacional „Tradições Religiosas e Sincretismo“, levado a efeito em várias cidades da Alemanha em 1989, foram apresentados em seminário missiológico realizado pela MISSIO de Munique, a partir de recomendação de ADVENIAT.
Também significativo foi o apoio concedido por MISSIO/Aachen que possibilitou o deslocamento e a participação de teólogos e pesquisadores alemães no III Simpósio Internacional „Música Sacra e Cultura Brasileira“, realizado Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, em 1992.
Promoção da Arte Cristã na África, Ásia, Oceania e América Latina
Em reciprocidade, resultados de pesquisas realizadas no Brasil também foram colocados à disposição de eventos da MISSIO-Aachen, como foi o caso de artistas da região Amazônica. Em 1994, tornou-se possível, com base em contatos realizados in loco no Acre, estabelecer contatos entre a International Obra de Missão Catóilica missio em Aachen e o pintor e músico Hélio Melo, de Rio Branco. O concurso realizado pela organização, pela fundação Ludwig e o Ludwig Forum (museu de arte moderna), segundo o responsável pela Comissão de Arte, Prof. Dr. Ludwig Bertsch SJ, era a de promover a arte cristã a serviço da inculturação da mensagem cristã, assim como a criação autónoma de artistas jovens de todos os continentes. Os artistas deviam enviar três quadros que interpretassem temas cristãos ou bíblicos no „estilo da tradição cultural respectiva“.
Atuações na Europa
Atuações nos Estados do Brasil
Outros países
Impressum ⎮ Contato ⎮ Editor ⎮ Estatística
Portal (port.) ⎮ Portal (dt.) ⎮ Atualidades ⎮ Academia ⎮ Instituto ⎮ Centros ⎮ Arquivo ⎮ Revista ⎮ Eventos
Apoios e cooperações
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Inst. Hymn. u. Musikethn. Studien
(lista incompleta)
Cooperações no
Brasil (em elaboração)
Governos Estaduais
Prefeituras
Fundações
Museus
Bibliotecas
Universidades
Centros Culturais
CNBB
CIMI
Mosteiros
Escolas
Academias
Associações