" crossorigin="anonymous">
Prof. Dr. A. A.
BISPO
ANAIS
ESTUDOS CULTURAIS & MUSICOLOGIA
BRASIL-EUROPA
Francisco Curt Lange (1903-1997)
Musicologia e Estudos Culturais
COOPERAÇÕES E ESTUDOS
Francisco Curt Lange desempenhou papel de especial relevância nos estudos musicológicos e culturais referentes ao Brasil e às relações entre a Europa e a América Latina. Esteve estreitamente vinculado com os desenvolvimentos iniciados na década de 1960 em São Paulo por motivo dos 20 anos da publicação do Boletim Latino Americano de Música dedicado ao Brasil em São Paulo, em particular pelo fato de incluir, entre outros, estudos de Martin Braunwieser (1901-1991). As suas pesquisas e publicações, a sua posição em processos histórico-culturais e sua imagem no Brasil foram consideradas no âmbito do Centro de Pesquisas em Musicologia do movimento Nova Difusão e do curso de História da Música de Odilon Nogueira de Mattos no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo. Em diálogos com Eladio Péres Gonzáles no contexto do programa Música das Américas, tomou-se consciência da necessidade de atualização de concepções e estudos referentes ao Americanismo e ao Interamericanismo.
As reflexões e iniciativas foram conduzidas em cooperações com a Orquestra de Câmara de São Paulo sob a direção de Olivier Toni, divulgador de composições do passado musical de Minas Gerais em concertos realizados no Brasil e na Europa, Estudos interdisciplinares na área de História da Arte e Estética na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo contribuiram ao reconhecimento da necessidade de reconsiderações e reorientações dos estudos e das concepções referentes ao Barroco, ao Brasil-Colonia e ao Colonialismo. Questões de periodização história e de interpretações foram discutidas sob a perspectiva de processos em contextos globais. Esse debate motivou a realização do Festival Barroco do movimento Nova Difusão com a Orquestra de Câmara de São Paulo pelo Departamento de Cultura de São Paulo, um marco no desenvolvimento das reflexões que tiveram prosseguimento nas décadas que se seguiram. Em 1970 realizaram-se estudos em Minas Gerais, entre outros no Museu da Música de Mariana, então em fase de instalação. No contexto da introdução da Etnomusicologia e da fundação do Centro de Pesquisas Histórico-Musicais no Instituto Musical de São Paulo em 1972/73, procurou-se Curt Lange em Puntal del Este.
A partir de 1975, as relações se intensificaram com o projeto brasileiro de desenvolvimento de uma musicologia orientada segundo processos culturais e de estudos culturais de condução musicológica sediado na Universidade de Colonia. Os trabalhos foram motivados pela participação de Curt Lange no projeto editorial Culturas Musicais na América Latina no século XIX, conduzido na área de Etnomusicologia do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia por Robert Günther. O tratamento de capítulos referentes ao Braail determinaram as reflexões e discussões. A consideração de publicações e documentos conservados no Instituto Ibero-Americano de Berlim em 1975/76 levantou questões quanto a relações de concepções e das iniciativas de Curt Lange com contextos político-culturais das décadas de 1930 e 40. Dirigiu-se a atenção em particular a possíveis elos - e às necessárias diferenciações - entre o Ibero-Americanismo na Alemanha e Americanismo sob o aspecto da música.representado por Curt Lange.
As estreitas relações de Curt Lange com o projeto brasileiro musicológico e de estudos culturais em desenvolvimento foram intensificadas em várias semanas de convívio durante as suas estadias em Colonia. No centro das atenções esteve o projeto de edição de uma Monumenta discutido em encontro internacional no Museu da Música de Mariana em 1981. Essa publicação devia divulgar e projetar em âmbito internacional o patrimônio histórico-musicai brasileiro, devendo as partituras ser acompanhadas por aparato científico histórico-musical e culturológico. Cópias em microfilmes deviam ser arquivadas no Istituto Pontificio di Musica Sacra de Roma. Discutidos e preparados nesses encontros foram os caminhos a serem seguidos para o retorno dessa documentação ao Brasil.
Em 1983, Curt Lange participou do Fórum de Música América/Brasil pelos 300 anos da emigração alemã à América realizado na cidade de Leichlingen. Por motivo da passagem dos seus 80 anos, realizou-se um ato comemorativo e colóquios. Neles salientou-se a necessidade de renovação dos estudos interamericanos através da consideração de interações entre processos internos do continente e aqueles transoceânicos, transatlânticos e transpacíficos. Seguiram-se encontros em várias instituições da Alemanha e da Bélgica, entre êles na Sociedade Teuto-Brasileira e no Departamento de Etnomusicologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos em Maria Laach, o que teve a sua expressão na publicação de um de seus estudos no anuário do instituto.
A posição de Curt Lange nos estudos ibero-americanos e musicológicos nas suas inserções em correntes político-culturais da primeira metade do século XX e suas implicações para a América Latina foram retomadas na série de cursos semestrais dedicados ao tema Música no Encontro de Culturas levada a efeito no Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia entre 1997 e 2001. Curt Lange e as suas pesquisas foram tratados em eventos acadêmicos no Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, instituição na qual êle próprio recebera a sua formação. Pela passagem dos dez anos do seu falecimento foi lembrado no Seminário Espanha-Portugal e América Latina do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia e da Academia Brasil-Europa.
Momentos
- 20 anos do Boletim Latino Americano de Música dedicado ao Brasil. Estudos de M. Braunwieser. São Paulo 1966
- História da Música do Brasil. Curso de O. Nogueira de Mattos. Depto. de História, FFLC/USP 1969
- Arquitetura religiosa e Arte do Barroco. FAU/USP 1969
- Música das Américas. Atualização dos estudos interamericanos 1969
- Encontros e estudos em Minas Gerais. S. João del Rei, Ouro Preto, Sabará e Museu da Música em Mariana 1970
- Festival Barroco do movimento Nova Difusão. Orquestra de Câmara de S. Paulo. Depto. de Cultura de São Paulo 1970
- Centro de Pesquisas Histórico-Musicais e Etnomusicologia. Instituto Musical de São Paulo 1973. Viagem ao Uruguai
- Bibliografia e documentação sobre Curt Lange no Instituto Ibero-Americano de Berlim 1975
- Curt Lange beim projeto Culturas Musicais da América Latina, Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia 1975
- Curt Lange em Colonia. Colóquios do projeto musicológico e de estudos culturais brasileiro 1979
- Fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia. Encontro com Curt Lange. Sala Paulista do Othon Palace Hotel 1981
- Projeto internacional Monumenta Musicae Brasiliae. Museu da Música de Mariana, 1981
- Curt Lange em Colonia. Colóquios. Caminhos para o retorno de documentação ao Brasil 1983
- Comemoração dos 80 anos de Curt Lange no Forum de Música de Leichlingen 1983
- Debate: Interações de processos interamericanos e transatlânticos 1983
- Encontros no Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Maria Laach 1983
- Curt Lange na série de cursos Música no Encontro de Culturas. Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia 1997-2000
- Curt Lange no seminário Brasil na Pesquisa Musical. Instituto de Musicologia da Univ. de Colonia 2001
- Seminário Espanha-Portugal-América Latina na Musicologia pelos 10 anos de falecimento de Curt Lange. Colonia 2006/7
Aspectos
Da História da Música da época colonial. Colonia 1976
Repercussões da Morfologia Cultural de Arnold J. Toynbee (1889-1975)
O Instituto Ibero-Americano de Berlim nos estudos Brasil-Europa
Curt Lange e iniciativas das Comissões Européias em Bruxelas
Curt Lange e os estudos musicológicos na Universidade de Bonn
Ordenação da história e paradoxias
Os Dias da Música de Kassel nos estudos Brasil-Europa
No Brasil todo mundo é musicólogo. Processos inflacionários no uso do termo musicologia
Curt Lange no Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos
Curt Lange nos Estudos de Minas Gerais
Curt Lange e Robert Stevenson. University of California, Los Angeles (UCLA)
Curt Lange e a pesquisa de L.M. Gottschalk
Problemas da História da Música no Brasil (1970)
Curt Lange e Cleofe Person de Mattos
Relações Atlântico-Pacífico nos estudos culturais euro-brasileiros
Movimento do americanismo musical e a pesquisa do tango
Música sacra do tempo do Império
Estudos ibéricos e latinos. Colóquio Academia Brasil-Europa
Bibliografia e documentação de Curt Lange no Instituto Iberoamericano de Berlim
Martin Braunwieser e Curt Lange
Estudos Wagner-Brasil e Curt Lange
Curt LAnge na Semana Teuto-Brasileira da Escola de Música de Leichlingen
Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional de Gottschalk
Pesquisa de Míusica e Educação Musical
Pianistas-compositores e Curt Lange